de todas as coisas."oba"rei,_"ara'(rei do corpo)
Ogum-orixa nacional Ioruba, na Africa é o Deus do ferro(aço),da agricultura,,da guerra,da caça,protetor de todos que trabalham em artes manuais e com instrumentosde ferro.
no Brasil é dos orixas mais cultuados,mas foi ressaltado seu aspecto de Deus guerreiro
domina tambemas demandas(batalhas,policiais e judiciais)
Yansã/Oya-orixa feminino,divindade africana do rio niger,uma das esposas de Xango
,rainha guerreira,dona dos raios e tempestades.Temperamento dominador e apaixonado.
É o unico orxa que não teme os eguns,dominando-os com seu eruexim(especie de chicote).
É sincretizada com santa Barbara em todo o Brasil onde ganhou o nome de iansã,embora o de Oya seja conservadoem todas as nações na sua passagem jovem. "Íya"-mãe "sán"-trovejar,retumbar
Xango- ´grande e poderoso orixa Yorúbá(Nago),deus do raio e do trovão,fundador mistico da cidade de Oyó,da qual foi o 4º rei.(para auguns no Brasil é filho de Oxala).Reinou do Benin(antigo reino atual cidade)ao Daomei(atual republica popular do Benin)e diz-se que podia lançar fogo pela boca.
Era de carater orgulhoso e dominador,suas esposas eram Oya,(rio Niger)Iansã no Brasil,Oxum,e Obá
orixas dos rios com mesmo nome´.
É de modo geral,sincretizado com são Geronimo e distribuidor da justiça,tem varios nomes acrecido do primeiro e conforme o nome a sincretização muda de acordo com a casa e a nação.
Odé e Otim-considerado o casal perfeito da religião"afro"Odé nome primitivo de Oxósssi ,Deus dos caçadores."Odé"-caçador
Otim um tipo de Oxóssi que vive no mato a caçar companheira de Odé e muito amiga de Ogum"Otim" - rio que corre entre Ilorin e o distrito de "Osúm", na região Ibadan(Nigeria,Africa).
Obá-Orixá do rio Níger, terceira mulher de Xangô. Orixá, embora feminina, temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos. OBÁ Divindade feminina, guerreira que às vezes é também citada como caçadora. Irmã de Óya (Iansã). Esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô.
Ossanha-tambem conhecido:Ossaim,Ossanhe,Ossaninembora a pronucia correta,pela origem origem seja'Ossanhi," orixa masculino das folhas liturgicas emedicinais,conciderado por isso "orixa da medicina".É tambem adivinho na Africa .
Sem o Deus das folhas nada se faz nos cultos afro-brasileiros,pois as folhas sagradas são imprecindiveis para conseguir o "axé"(força mistica)dos orixas,a purificação e a preparação das "yaos"para receberem os orixas etc.. "osonin' ( ossanhin)Deus da saude,folhas(natureza)Adivinha por ventriloquismo."Óson" -luz diurna"Yin-glorificado.
Xapanã-Orixá conhecido por sua fúria e vingança Deus da variola,cujo nome (antigamente)era temivel de
ser pronunciado tendo cada vez mais,sido substituido pelos de:"Omolu,e até Obaluae" este mais no candomblé.
É muito respeitado em todas as Nações da África ao Brasil. Pertence a Xapanã todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as doenças de pele, como varíola e a lepra, com estas normalmente castiga quem merece. Uma de suas missões no mundo material e espiritual, é varrer as coisas que não tem mais utilidade, por este e outros motivos, é um dos Orixás que responde junto com Xangô e Iansã pelos processos de desencarnação, pelos cemitérios, pela destruição e em defesa dos espíritos maléficoS
"Sonpó : non"(Xapan-nã) --- variola
Ibeji- é divindade gêmea da vida,representado pelos gemios na Africa,sendo estes sagrados. Na África , as crianças representam a certeza da continuidade, por isso os pais consideram seus filhos sua maior riqueza.
A palavra Igbeji quer dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que coo-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.
Entre as divindades africanas, Igbeji é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Igbeji mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. Na África, O Igbeji é indispensável em todos os cultos. Merece o mesmo respeito dispensado a qualquer Orixá, sendo cultuado no dia-a-dia. Igbeji não exige grandes coisas, seus pedidos são sempre modestos; o que espera como, todos os Orixás, é ser lembrado e cultuado. O poder de Igbeji jamais podem ser negligenciado, pois o que um orixá faz Igbeji pode desfazer, mas o que um Igbeji faz nenhum outro orixá desfaz. E mais: eles se consideram os donos da verdade. "Ibeji"--- gemeos (íbí-- parto;éji ----dois). Oxum-orixa do rio oxum em Oxogbo,provincia de Ibadan,na Nigeria,Deusa das aguas doces,rios,lagos e cachoeiras,bem como da riquesa(ouro)e beleza. Deusa menina,faceira,jovem , a mais preferida esposa de Xango portanto uma das rainhas de Oyó "Ósun" Iemanja-orixa do mar,rios correntes especialmente do (rio Ogum),na Africa(não confundir com orixa Ogum). No Brasil é considerada a mãe de todos os orixas,A representação de Iemanja que se tem difundida o superou em muito a imagem de sereia ou de grande mãe cujos seios descem até o chão. Hoje é uma moça branca a sair do mar, cheia de luz, santa da igreja católica. É gritante a semelhança imposta pelos, católicos mesmo que apresente traços sedutores, é antes de tudo a mãe boa, desafricanizada. IEMANJÁ, é vista um pouco menos feminina que algumas outras orixás, porque é mãe dos orixás e é claro, mais velha e inibida. Apesar de seus gestos meigos, ela mostra menos interesse em dar-se ou prestar atenção nos outros. Ela é em geral, mais distante e sua meiguice é interpretada, simplesmente, como boas maneiras. Oxala-nome brasileiro de Obatala,o orixa Ioruba da criação da humanidade,filho de Olorum Deus supremo,o quallhe delegou poderes para governar o mundo. É sincretizado na maioria das nações como "Jesus Cristo",na Africa é conhecido com varios nomes conforme o lugar em que é cultuado, como: Obatala em toda a Nigeria,orixa ognhã no Ejigbo,Orixa ako e Okô,etc...É o rei dos homens o mais querido e respeitado dos orixas "oosáála" ----(o gande) orixa. DEIXE SEU COMENTARIO OU SUJESTÃO!!!!!!!! |